Apresentar o conceito “Inovar, Crescer e Criar Valor pela via da Sustentabilidade” , enquanto lógica de mudança de paradigma, é o objetivo da III Conferência Internacional de Liderança e Empreendedorismo com o tema “Desenvolvimento Sustentável: o Novo Negócio”, que a Fundação AEP, no âmbito do Projeto APREENDER - Desenvolver Atitudes Empreendedoras, dinamizado pela Fundação AEP, e cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, realizou no dia 8 de Maio de 2014, no auditório da Exponor.

Enquadramento

O nível de utilização de recursos a que nos habituamos, sabemo-lo já, não pode ser perpetuado.
Sustentabilidade, não tem apenas a ver com o ambiente, mas representa uma nova forma de olhar para a empresa que radica num pensamento sistémico capaz de orientar toda a cadeia de valor de um negócio, a partir de uma “visão” do seu futuro sustentável, através de um planeamento estratégico, capaz de conjugar ambição de longo prazo com implementação “passo a passo”, risco controlado com demonstração contínua de benefícios económicos e em que toda a organização é envolvida para um propósito comum: assegurar o seu futuro.
A eficácia deste novo mindset, estabelecida sob os auspícios do líder da organização no respeito dos princípios da sustentabilidade, já se encontra plenamente demonstrada em inúmeras empresas de referência.
Uma “cultura de sustentabilidade” é um estado de espírito de uma organização, como o é a inovação. Para além de ser importante compreender os fundamentos da sustentabilidade, existem abordagens muito pragmáticas e operacionais para pensar sistemicamente ao longo da cadeia de valor e que se têm revelado geradoras de consideráveis benefícios económicos.

Apresentações

Nome da Apresentação Download
Vergílio Folhadela - Inovar e Criar Valor pela Via da Sustentabilidade PDF
João Roquette - Sustentabilidade e Abertura de Mercados Youtube
Paulo Bessa - Ecologia, Eficiência e Inovação PDF
Vasco Ferreira Pinto - Desmaterializar de Forma Sustentável PDF
Ramón Arratia - Radical Sustainability is Possible PDF
Thomas Chambers - Real Sustainability & the Natural Step Framework PDF
António Murta - A Sustentabilidade do Mercado de Trabalho PDF
Rui Horta e Costa - Reestruturação e Financiamento PDF
Pedro Nunes - Portugal 2020 PDF
Emídio Gomes PDF

Fotografias do evento

Para ver o album completo de fotografias clique aqui.

Oradores

Vergílio Folhadela

Vergílio Folhadela é consultor e administrador de empresas.
Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto, frequentou ações de formação da London Business School e da Stanford University e foi docente convidado da Faculdade de Engenharia do Porto, de 1970 a 1989.
Desde 1974 foi responsável por várias empresas e sectores do Grupo RAR e, designadamente, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding) S.A. (1984 a 2009) e presidente da Colep (2001 a 2009).
Atualmente é administrador da SIEL, SGPS, SA, acionista única da RAR (Holding), empresa de que é consultor.
É membro do Conselho de Administração da Fundação AEP.

João Lara

Começou a sua atividade profissional como diretor de Marketing na Idetex(empresa conjunta da Idemitsu e da Partex).
Em seguida e durante 20 anos foi um dos três sócios gerentes da PMS que deteve vários negócios alimentares tais como Jede (Nestlé Suécia),Fonte Viva (bebedouros de água), Zanussi Vending e Dafgards (maior empresa privada alimentar da Suécia) da qual a Pms foi representante ibérica conquistando o prémio de melhor agente europeu em 2005 sendo o seu principal cliente o Ikea Food service.
Em 2010 foi um dos fundadores e co-lidera a New Next Futures centro de competências do The Natural Step em Portugal. Como tal adquiriu conhecimentos em temas como eficiência, inovação e estratégia através da aplicação da FSSD - Framework for strategic sustainable development.

João Roquette

Formou-se em Gestão e Administração de Empresas em 1997 e iniciou a sua atividade profissional no Banco de Investimentos Merrill Lynch International.
Em 2005 iniciou funções no Esporão, empresa de vinhos e azeites fundada pelo seu Pai em 1973. Em 2007 assume as funções de administrador delegado, função que desempenha atualmente.
Acumula a liderança executiva do Grupo Esporão com as funções de administrador não executivo da holding familiar JHR, SGPS, administrador da distribuidora PrimeDrinks, vice-presidente da Viniportugal, diretor da associação do comércio de bebidas alcoólicas (ACIBEV) e membro do concelho geral da comissão vitivinícola regional alentejana.

Paulo Bessa

Licenciado em Gestão Financeira pelo ISAG com MBA em Gestão Empresarial, pela Porto Business School. Desde 1998 na CORTICEIRA AMORIM, a sua atividade neste grupo empresarial passou por áreas como Planeamento e Controlo de Gestão, Investimentos e Relações com Investidores. Atualmente é responsável pela Direção de Sustentabilidade e Gestão da Inovação da CORTICEIRA AMORIM e diretor-geral da Amorim Cork Ventures (constituída em 2014).

Vasco Ferreira Pinto

Vasco Ferreira Pinto, 53 anos, pai de dois filhos.
Viveu em vários países na Europa e em África.
Formou-se na Suíça em agricultura.
Escolheu Portugal para viver e trabalhou na área da sua formação durante 10 anos.
Em 2003 fundou a sua empresa de tratamento e purificação de água para consumo humano. Em 2012 junta a sua empresa à EAUFRESH SA, onde atualmente exerce funções como diretor executivo.
Atualmente habita em Lisboa.
Gosta de desporto ao ar livre e pratica vela, BTT e caminhada.

Vasco Ferreira Pinto

António Vasconcelos

Co-lidera a New Next Futures (estratégias de sustentabilidade) – um dos principais centros de competência internacional The Natural Step – e tem vindo a trabalhar com CEOs de algumas das principais empresas Portuguesas para aplicar o seu framework estratégico de sustentabilidade.
Fundou e coordena a New Next Moves (estratégias de negócio) e foi Vice-President internacional da Oliver Wyman (projectos em Portugal, Inglaterra, EUA, França, ... ). É empresário no desenvolvimento de negócio em energias renováveis de nova geração, visando fornecimento em larga escala de energia solar no plano Europeu.
Iniciou a carreira em banca de investimentos, com o J. P. Morgan e o Deutsche Bank. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e MBA pela Universidade Nova de Lisboa.

Ramón Arratia

Ramon is European Sustainability Director for Interface. He provides direction and leadership in the area of sustainability. In addition to guiding Interface’s sustainability strategy towards Mission Zero, he reviews all products and business processes to ensure they are as sustainable as possible.
He advocates for a new world based on lifecycle analyses (LCAs) and environmental product declarations (EPDs) that can take us away from the past decade of corporate responsibility fluff and towards a more practical era where companies make real social and environmental gains that are based on hard facts.

Thomas Chambers

“The Natural Step: systemic framework made in Sweden”
Practitioner & Professor (UK, Portugal).

Teresa Mendes

Teresa Mendes licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, tendo obtido o grau de Master of Sciences e o Doutoramento (Ph.D) pela Universidade de Manchester. É presentemente Professora Catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no Departamento de Engenharia Informática.
Exerceu funções na Reitoria da Universidade de Coimbra, como Pró-Reitora e Vice-Reitora, sendo atualmente Presidente da Direção do Instituto Pedro Nunes.

António Murta

António Murta é licenciado em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Minho, tendo ainda concluído o MBA pelo ISEE (Universidade do Porto), assim como o AMP pelo INSEAD.
Entre 1991 e 1997 exerceu funções de Diretor de Sistemas de Informação da Sonae Distribuição. Fundou a Enabler, empresa integradora de sistemas de informação focada em retalho, e ocupou o cargo de VP na Wipro Retail após esta ter adquirido a Enabler.
Atualmente é Managing Director da Pathena, sociedade de investimentos que fundou com outros sócios. É ainda Membro do Conselho Geral da Universidade do Minho e Diretor Não - Executivo da COTEC Portugal.
Mais recentemente, António Murta foi nomeado Membro do CNEI – Conselho Nacional para o Empreendedorismo e Inovação, assim como representante de Portugal na Digital Agenda for Europe.

Eric Ezechieli

Eric Ezechieli's expertise is about 'Evolution Beyond Growth'. Co-founder and Evolution Officer of Nativa, the first Certified Benefit Corporation™ in Italy. Co-founder and President of The Natural Step Italy. Eric designs award-winning mobilization programs, creates new organizations and businesses, and counsels the top levels of corporations, NGOs, and the public sector on how to design and create economic activities which regenerate people and the biosphere. Expert in exponential technology acceleration, he has co-founded and is president of Axelera. Eric is an alumnus of Singularity University at NASA Ames in Silicon Valley, Stanford University, and Bocconi University in Italy.

Isabel Gonçalves Furtado

Isabel Gonçalves Furtado tem uma licenciatura em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra e pós-graduação em Gestão da Qualidade e Ambiente.
Atualmente é administradora de várias empresas do grupo TMG e Casa Agrícola de Compostela.
É Presidente do Conselho Superior da APEF (Associação Portuguesa de Empresas Familiares), Presidente do Conselho Geral da COTEC e Vice Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.
É Membro do Conselho de Administração da Fundação AEP, Membro do Conselho de Administração e Direção Executiva do CEIIA (Centro de Excelência da Industria Automóvel), Membro do Conselho Diretor da APGEI (Associação Portuguesa Gestão e Engenharia Industrial) e Membro da Direção Executiva da ATP (Associação Têxtil Portuguesa).

Rui Horta e Costa

Rui Horta e Costa, born in 1960, is currently an entrepreneur, a member of the Board at six companies that operate in sectors as diverse as energy, sustainable forest, tourism and health, and an advisor to various companies in their restructuring and development projects.
Previously he was a Managing Director in UBS's Investment Banking Division in London and Head of the Utilities Team for Europe, Middle East and Africa (EMEA) and a Member of the Investment Banking Management Board for the EMEA Region.
He has served for six years as Member of the Board and CFO at EDP—Energias de Portugal.
Prior to that, he had been working for a period of 9 years in Portugal both in investment banking (MDM-Morgan, Deutsche & Mello, Finantia and Citibank), as well as in industry (Executive Board of Nutrinveste).

Pedro Nunes

Diretor executivo da RISA Consulting desde 1994, onde lidera a área de negocio de incentivos comunitários e project finance.
Fundador e Presidente do Clube de Business Angels de Santarém.
Membro da Direção da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels. Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Tagus Innovation for Grouth, SGPS, SA., sociedade de investimento vocacionada para o financiamento de projetos de novos negócios nas fases de “seed e early stage”.
Administrador FABER Investments, S.A., empresa tecnológica na área das aplicações para smart-phone e web.
Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração e MBA pela Universidade da Extremadura/Escola Superior de Gestão de Santarém.