A Conferência que teve lugar no dia 30 outubro de 2013 na UTAD, foi dedicada ao tema Agronegócios. A Indústria Agroalimentar representa para Portugal 14,000 milhões de Euros em negócios anuais, ou seja 4,5 % do PIB, sendo o maior sector transformador do país. Emprega direta ou indiretamente 16% dos trabalhadores Portugueses. Todo a IAA contribui com VAB para o país de 2,500 milhões de euros.

Entretanto, na opinião de alguns observadores, desde que entrou em vigor a PAC, existe uma alargada diferença entre rendimentos dos produtores e desigualdade no aproveitamento da capacidade produtora, ora ao nível nacional ora pan-europeu. Este fenómeno foi exacerbado por políticas diferenciadas de subsidiação e pela concentração das redes de escoamento, associado a um excesso generalizado de produção, e tem prejudicado sobretudo os países periféricos como Portugal. Aliás, Portugal tem índices de rentabilidade do sector entre os mais baixos da Europa. Fala-se em algumas regiões de um autentico drama socioeconómico que requere solução.

Clique aqui para ver o programa.

Fotografias do evento

imagem1 imagem2 imagem3 imagem4 imagem5

imagem6 imagem7 imagem5

Para consultar o albúm de fotografias completo clique aqui.