A Fundação AEP é uma pessoa coletiva de direito privado e tipo fundacional sem fins lucrativos, fundada a 19 de novembro de 2009, com sede no Porto, desenvolvendo a sua ação em Portugal e no Estrangeiro, reconhecida pelo Governo de Portugal através do Despacho nº 13011/2010, DR, 2ª série, em 13 de agosto de 2010.

O desenvolvimento do empreendedorismo, a modernização e melhoria de condições na área empresarial e a difusão de conhecimento na área das ciências empresariais, em ordem a apoiar a comunidade, as empresas e os empresários, na resposta aos desafios da sociedade contemporânea, são objetivos de interesse geral e de grande relevância social.

Estes objetivos sempre estiveram presentes no espírito e na ação da AEP - Associação Empresarial de Portugal, ao longo dos seus 165 anos de existência, afirmando-se como um centro de reflexão, contribuindo para a formação de uma cultura empresarial moderna.

A Fundação AEP, herdeira deste património de intervenção, foi constituída em 2009 com este espírito empreendedor, e no quadro das suas valências, assume como sua missão:
  • Fomentar uma verdadeira cultura de empreendedorismo, da valorização e dignificação do papel social do empresário e da modernização e desenvolvimento da função empresarial;
  • Constituir uma resposta do setor empresarial às necessidades de criação de emprego, de inovação, de crescimento e de desenvolvimento económico;
  • Promover o empreendedorismo, o espírito empresarial e a difusão de conhecimento na área empresarial, atuando como processo de perceção e aproveitamento eficaz de oportunidades de criação empresas, empregos e de valor social e económico.

A relevância institucional e empresarial da Fundação AEP é evidenciada pelo largo espectro de entidades que constituem os seus membros, com um número crescente a cada ano, integrando atualmente cerca de 70 entidades, entre as quais empresas de referência do tecido económico nacional, as principais instituições bancárias do país, e associações empresariais, fundações, universidades e entidades do sistema científico e tecnológico.