A iniciativa “Novas Ideias, Novos Negócios” é uma atividade dinamizada pela Fundação AEP, em colaboração com a AEP - Associação Empresarial de Portugal e o IAPMEI, que promove projetos suscetíveis de induzir a transformação dos comportamentos empresariais e a adoção de atitudes inovadores e empreendedoras através da observação do sucesso de ‘pares’, por via do efeito de demonstração e inspiração do exemplo de boas práticas e casos de sucesso de empreendedores e empresários.

Esta atividade materializa-se na realização de sessões públicas de apresentação de casos na primeira pessoa de projetos de empreendedorismo bem-sucedidos, e na dinamização de sessões em webinars.

Novas Ideias, Novos Negócios | Cadeia de valor das empresas

5 videos que falam das várias etapas da cadeia de valor para a criação de uma empresa.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios | Webinares

Com o tema "Novas Ideias, Novos Negócios", o projeto Apreender promoveu 4 webinares com programas distintos, realizados nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Lamego

Decorreu no dia 25 de novembro, no Auditório do Arquivo Diocesano de Lamego, mais um "Novas Ideias, Novos Negócios" promovido pela Fundação AEP.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Cantanhede

Decorreu no dia 12 de novembro de 2014, no Auditório do Museu, o seminário "Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso".

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Seia

Decorreu no dia 3 de novembro, no Salão das Magnólias - Casa Municipal da Cultura, em Seia, mais um seminário "Novas Ideias, Novos Negócios" promovido pela Fundação AEP.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios - Portugal: The Best Start Ups

No dia 17 de outubro, na AEP em Leça da Palmeira, foram apresentadas histórias e experiências de projetos empresariais de diferentes setores, dimensões e com resultados diversos.
Os Oradores representam projetos distintos, que relataram as dificuldades, os desafios, as dúvidas e os êxitos pelos quais se aventuraram e tiveram de passar.
Os casos apresentados durante a manhã ilustram a fase de criação ou exploração, enquanto durante a tarde as situações representam essencialmente a fase de desenvolvimento e consolidação de projetos.
Inspire-se com as melhores Start Ups de Portugal!

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Lousã

No dia 9 de julho de 2014, decorreu no Museu Municipal Álvaro Viana de Lemos, em Lousã, um seminário "Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso".

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Barcelos

Decorreu no dia 2 de julho de 2014, mais um seminário "Novas Ideias, Novos Negócios", no Salão Nobre da ACIB em Barcelos.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Baião

Realizou-se no dia 4 de junho de 2014, no Auditório Municipal de Baião, o seminário "Novas Ideias, Novos Negócios" do projeto Apreender.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Como se Criam Negócios com Sucesso - Tecnologias de Informação

Com o tema "Como se Criam Negócios com Sucesso - Tecnologias de Informação", realizou-se no dia 9 de abril de 2014, na Universidade Lusíada do Porto, mais um seminário "Novas Ideias, Novos Negócios".

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: As Empresas no Mercado Internacional

No dia 21 fevereiro de 2014, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha, o seminário "Novas Ideias, Novos Negócios" subordinado ao tema "As Empresas no Mercado Internacional".

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: No Setor Agroalimentar

A Conferência que teve lugar no dia 30 outubro de 2013 na UTAD, foi dedicada ao tema Agronegócios. A Indústria Agroalimentar representa para Portugal 14,000 milhões de Euros em negócios anuais, ou seja 4,5 % do PIB, sendo o maior sector transformador do país. Emprega direta ou indiretamente 16% dos trabalhadores Portugueses. Todo a IAA contribui com VAB para o país de 2,500 milhões de euros.

Entretanto, na opinião de alguns observadores, desde que entrou em vigor a PAC, existe uma alargada diferença entre rendimentos dos produtores e desigualdade no aproveitamento da capacidade produtora, ora ao nível nacional ora pan-europeu. Este fenómeno foi exacerbado por políticas diferenciadas de subsidiação e pela concentração das redes de escoamento, associado a um excesso generalizado de produção, e tem prejudicado sobretudo os países periféricos como Portugal. Aliás, Portugal tem índices de rentabilidade do sector entre os mais baixos da Europa. Fala-se em algumas regiões de um autentico drama socioeconómico que requere solução.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: Nas Indústrias Criativas

Com o tema "Novas Ideias, Novos Negócios: Nas Indústrias Criativas", este seminário decorreu no dia 29 de outubro de 2013, em Bienal de Cerveira, na Incubadora das indústrias Criativas.

Imagem da Notícia Novas Ideias, Novos Negócios: 1ª Edição

A primeira edição do seminário "Novas Ideias, Novos Negócios" decorreu no dia 29 de Julho de 2013, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.