O Mentoring e Aconselhamento Empresarial é um programa de tutoria e mentoria que beneficia da experiência acumulada e insubstituível de um conjunto de indivíduos que integram a Rede de Aconselhamento e Apoio Empresarial da Fundação AEP, disponíveis para o aconselhamento a novos empresários e empreendedores.

A Rede de Aconselhamento e Apoio Empresarial da Fundação AEP apresenta uma “bolsa” de reconhecidos empresários, líderes, tecnológicos e peritos em diversas áreas, com uma vasta experiência de gestão e atividade empresarial, e que dispõem do seu tempo, conhecimento, e experiência a favor do aconselhamento de empreendedores e novos empresários, em etapa inicial e que necessitam de um acompanhamento e de um aconselhamento em matérias diversas e áreas de interesse e de competências disponibilizadas aos empreendedores.

Está interessado em obter o apoio de tutoria e mentoring através da nossa Rede de Aconselhamento e Apoio Empresarial?

Apresente-nos o seu projeto /empresa e saliente as áreas em que gostaria de obter apoio adicional. Analisaremos o seu projeto, e caso seja validado, será contactado para uma abordagem inicial e eventual seguimento e acompanhamento através da nossa Rede de Aconselhamento e Apoio Empresarial ou do nosso serviço “Follow Up de Negócios”.

Contacte-nos para mais informações.

Mentores

Adriano Fidalgo

CEO da Astrolábio Orientação e Estratégia SA.
Licenciado em Gestão de Empresas e em Relações Internacionais; pós-graduações em Estudos Europeus - Ramo Económicas; Relações Internacionais Económicas e Sociais Internacionais e Executive MBA. Doutorando em Estudos Europeus na UCP e é Docente do Ensino Superior.
Desempenhou várias funções nas áreas Comercial e Marketing, tendo sido Diretor da Área Comercial da CIMPOR e Diretor Geral da Pamésa Consultores. Presta ainda serviços de consultoria e formação em Análise Estratégica, Gestão de Marketing, Gestão Comercial, Internacionalização e Controlo de Gestão em várias outras entidades.

António Trigo de Morais

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e com um MBA pela Porto Business School, António Trigo de Morais é Managing Partner e Consultor na Loggame, uma empresa que resulta da constituição de uma equipa de Consultores Seniores com reconhecida experiência em Gestão da Cadeia de Abastecimento em vários sectores de actividade.
Anteriormente, António foi Gestor na SONAE Distribuição, entre 1986 e 1994, com responsabilidades em TI, Logística e Procurement, e Analista de Software e Controller de Operações, tendo trabalhado com a IBM na iplementação de software administrativo, operacional e de logística para PME’s industriais.

Carlos Martins

É licenciado em Gestão e Administração Pública pela U.T.L, tem uma Pós-Graduação em Marketing Internacional pela U. Católica Portuguesa, um Mestrado (M.B.A.) pelo Instituto Superior de Gestão, e efectuou o programa de Doutoramento na U. de Salamanca (componente lectiva). Actualmente encontra-se no programa de doutoramento da Universidade Lusíada - Lisboa.
Foi docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no I.S.B.B (Coimbra), no MBA do IESF, e em Pós Graduações (IPAM, ISMTorga e IEP/FEUP). É desde 1993 docente da Universidade Lusíada do Porto. Desenvolveu programas de formação e consultoria para empresas (ABB, HOVIONE, LASSEN, SOLIDAL, MAXIT Group, AMORIM Industria, SONANGOL Gás Natural, Endoclab SA (Labco Diagnostics Network - Fr), MarqueTdi Tecnologias de Codificação SA (Domino Printing Sciences plc - UK).na área do Marketing e da Estratégia Empresarial em várias entidades: A.E.P., I.E.P., Espaço Atlântico, CEARTE, CEVALOR, C.E.C., Fundação I.P.P., TECMINHO, Assoc. Empresariais da Madeira e Açores, entre outras. É conferencista e fundador da C.M.Consulting Office.

Elza Neto

Licenciada em economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e frequencia em Paris do mestrado em marketing Internacional e Economia e Prospetiva.
Docente em Portugal da disciplina de Gestão e Micro Economia no ITFI. enquanto estudante universitária.
Docente em França durante 15 anos na Universidade de Paris Sorbonne tendo lecionado a disciplina de Economia Portuguesa Contemporânea.
Responsável em França durante 20 anos pela promoção das exportações portuguesas de variados sectores de atividade e ainda pelas ações de capatação de investimento estrangeiro, na representação comercial do ICEP em Paris.
Atualmente consultora de ligação no CESAE para projetos de apoio às PMEs e consultora / formadora especializada em internacionalização e marketing internacional.

José Carlos Coutinho

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, com formação complementar em gestão de empresas pela Universidade Católica do Porto. Tem uma carreira profissional diversificada com desempenho de funções de Administração, Direcção Geral e de Direcção Técnica, nos sectores industrial, serviços e organizações sem fins lucrativos. Iniciou a sua actividade na indústria, tendo sido director industrial numa empresa têxtil e de manutenção na Longa Vida. Trabalhou 19 anos na AEP, ao longo dos quais, foi o responsável pelo arranque e gestão operacional do Europarque – Centro Económico e Cultural, criou e foi Director Geral de uma unidade de negócio do universo AEP prestadora de serviços para feiras e congressos, foi Administrador Executivo da entidade patrimonial da AEP, e foi Director Geral da Exponor- Feira Internacional do Porto. Em representação da AEP foi ainda Presidente da APFC – Associação Portuguesa de Feiras e Congressos, membro do Board of Directors da UFI – Union de Foires Internationales, e Director da ATP – Associação de Turismo do Porto. Paralelamente dedicou uma atenção especial à temática da manutenção de instalações e equipamentos, envolvendo-se na gestão da APMI – Associação Portuguesa de Manutenção Industrial, onde desempenha pelo segundo mandato o cargo de Vice-Presidente da Direcção.
Actualmente é business advisor da empresa JIZ – Arquitectura de Interiores, e desenvolve actividade de consultoria e formação nas áreas da Internacionalização, Gestão e Manutenção.

José Milheiro Barbosa

José Milheiro de Oliveira Barbosa

Licenciado em economia pela Universidade do Porto. Docente no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão (Ensino Particular e Cooperativo) e na Faculdade de Economia do Porto como Assistente.
Analista de Sistemas e Docente na Companhia IBM Portuguesa. Diretor Geral no Conselho - Gestão e Investimentos, Sarl (grupo BPA).
Administrador em representação do BPA na SiloAuto - Companhia dos Parques de Estacionamen¬to, Sarl e Sociedade de Construções William Graham, Sarl. Administrador na Companhia de Moagens Harmonia, S.A e na AGII - Atlântico, Gestão e Investimento Imobiliário, S.A. (grupo BPA).

Manuel Aroso

Licenciado e Mestre em Engenharia Civi e aluno de Doutoramento no DEGI - Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, com a tese de investigação “Impacto da Ética e dos factores culturais em negócios internacionais”. Pós-graduado em Responsabilidade Social Empresarial (UCLM-Espanha), Pós-graduado em Gestão da Inovação, Master em Direção de Empresas e Executive MBA em Engenharia Comercial e Gestão (IEP/ESADE).
Consultor de empresa, mentor de negócios na Ordem dos Nutricionistas, membro da RNM e Gestor de uma empresa de base tecnológica
Membro Direcção da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial, membro da Direcção da ADFERSIT – Associação Portuguesa para o desenvolvimento dos sistemas integrados de transportes.
Docente universitário, na Universidade do Porto, (FEUP, FCNAUP e PBS)

Natália Garcia

Manuel Biltes

Manuel Biltes é economista pela FEP – U. Porto e MBA Comércio Internacional pelo IEP/ESADE.
Em 1981 é assessor de administração em empresas e na Secretaria de Estado do Fomento Cooperativo (1983/86). É docente universitário na FEP (1986/89).
Ingressa na Associação Empresarial de Portugal, como gestor Marketing na EXPONOR, na sequência, gestor de grandes clientes no EUROPARQUE e delegado da AEP em Macau.
De 1988 em diante, elabora e gere projetos de formação - ação para a internacionalização, é gestor para o mercado norte-americano, gestor de formação para as áreas de estratégia, gestão e internacionalização e integra a equipa de gestão do Programa de Formação (ação) PME, (2008 /2013).
Atualmente é consultor no Programa Portugal Sou Eu.

Natália Garcia

Analista financeira e coordenadora de projetos de investimentos durante 14 anos em Empresa Multinacional.
Tem desenvolvido a atividade de consultora, formadora e aconselhamento nos últimos 11 anos, principalmente em PME´s. Nas empresas intervem nas áreas de RH, coaching, certificação, consultoria na área da gestão e de preparação para a sucessão.
Colabora permanentemente com vários organismos e Associações Empresariais no âmbito de programas de investimento e formação.
Curso Superior de Gestão.
Pós-Graduação em Estudos Europeus na dominante Económica.

Thomas Chambers

Peter Higgs

Peter George Kirby Higgs, naturalidade Londrina, nacionalidade Britânica e Canadiana, gestor, consultor e docente com especialização em Marketing e Gestão.
B Sc. em Monetary Economics da London School of Economics, ingressou aos 20 anos nos quadros da Unilever no RU, trabalhando sucessivamente naquele país, Portugal, Turquia e East Africa baseado em Nairobi, sempre como gestor na área de Marketing.
Deslocou para Canada onde foi Diretor de Marketing na Pepsi-Cola (em pleno “guerra das colas”) e Diretor Geral da Playtex, empresa de confecções, agora divisão da Sara Lee., e vice Presidente de duas agências de comunicação. Sócio fundador de Brand Development Group, consultor da inovação em Marketing de destaque em Toronto, em 1986 transferiu a sua base para Portugal onde tem sido consultor a empresas de destaque em praticamente todos os sectores da atividade nacional. Formador e docente, é Presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal e Diretor da respectiva Federação Brasileira.

Ricardo Luz

Sócio-fundador e Director Geral da Gestluz Consultores, e Presidente do CA da Invicta Angels, SGPS, SA e Sócio-fundador e Administrador Único da IA-FCI, Indústrias Criativas, SGPS, SA.
Fundador e Presidente do Invicta Angels – Associação de Business Angels do Porto, Fundador e Vice-Presidente da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels, e Promotor do Movimento Regionalista Norte Sim!
Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Pós-graduação em Jornalismo Politico, pela Universidade Católica e Mestre em Design for Sustainability, pela Cranfield University, UK.

Rosário Guimarães

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós-graduada em Estudos Europeus pela Universidade Católica do Porto. Percurso profissional de 25 anos em áreas comerciais da banca de empresas; nos últimos 7 anos foi responsável pela coordenação de equipas de gestores dedicadas ao apoio e aconselhamento a empresas importadoras, exportadoras e em processo de internacionalização.
Conduziu diversas ações de formação a equipas comerciais da banca e de empresas.
Oradora em seminários, workshops e conferências sobre gestão de tesouraria, mercados externos e operações de comércio internacional, promovidos pela AICEP, Eurofinance e associações empresariais.
Atualmente é formadora na AEP.

Vergílio Folhadela

Vergílio Folhadela é consultor e administrador de empresas.
Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto, frequentou ações de formação da London Business School e da Stanford University e foi docente convidado da Faculdade de Engenharia do Porto, de 1970 a 1989.
Desde 1974 foi responsável por várias empresas e sectores do Grupo RAR e, designadamente, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding) S.A. (1984 a 2009) e presidente da Colep (2001 a 2009).
Atualmente é administrador da SIEL, SGPS, SA, acionista única da RAR (Holding), empresa de que é consultor.
É membro do Conselho de Administração da Fundação AEP.